Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique poderá produzir um milhão de toneladas de ilmenite em 2014

Moçambique deverá produzir ao longo deste 2014 pouco mais de um milhão de toneladas de ilmenite, um mineral abundante na província de Nampula e utilizado nas indústrias mundiais de aviação, cerâmica, fabrico de peças ortopédicas, tintas, plásticos e outros fins.

Aquele nível de produção deverá representar um aumento de 16% em relação ao ano anterior, segundo informações do Ministério dos Recursos Minerais (MIREME), salientando que, em Moçambique, a produção do mineral iniciou em 2007.

Na mesma altura foram exportadas perto de 23 mil toneladas pela Kenmare, empresa com capitais irlandeses que explora as Areias Pesadas de Moma. No global, a indústria extractiva moçambicana prevê registar um crescimento de oito por cento neste 2014, de acordo ainda com aquela instituição estatal.

Na produção das Areias Pesadas de Moma, a Kenmare vai igualmente aumentar os níveis produtivos de zircão e rutilo para 62,8 mil toneladas e 18,9 mil toneladas, respectivamente, em 2014, segundo ainda o MIREME, salientando que o crescimento em curso resulta do programa de expansão realizado por um dos operadores para revitalizar a mina de Topuito.

Com aquela produção, Moçambique poderá contribuir com perto de seis por cento da produção mundial de derivados de ilmenite, zircão e rutilo, salienta igualmente o Ministério dos Recursos Minerais. A mina de Moma começou a produzir em 2007 e foi um dos primeiros grandes investimentos estrangeiros em Moçambique.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!