Com o objectivo de incrementar a competitividade do sector privado nacional no que respeita à produção e exportação de frutas tropicais, o país contará com um Centro de produção deste tipo de frutas, a partir do próximo semestre.
O Centro também deverá operar como espaço de demonstração de tecnologias destinadas à produção de frutas tropicais. O empreendimento será erguido na província de Nampula com o financiamento do Banco Mundial e está Orçado em 25 milhões de dólares norte-americanos.
As frutas tropicais nacionais têm mercado garantido na Europa e na Ásia para onde se vai exportar bananas, ananás, maças, melancia, abacate e pêra. A fraca qualidade da maioria dos produtos nacionais tem sido um obstáculo ao alcance de um dos objectivos da indústria nacional: competir em pé de igualdade no mercado internacional.
“Acreditamos que com a introdução deste Centro no país irá mudar o sector privado, particularmente os que dedicam a produção e exportação de frutas tropicais” disse Sérgio Macamo, coordenador do projecto de apoio à competitividade e desenvolvimento do sector privado (PACDE) – uma instituição adstrita ao Ministério da Indústria e Comércio. “Com o Centro, estes poderão colocar no mercado internacional um produto de melhor qualidade”, acrescentou.