Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique Presidente do Órgão de Política, Defesa e Segurança da SADC

Moçambique foi eleito no fim da tarde de segunda-feira para a presidência rotativa do “Órgão de Política, Defesa e Segurança da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC). O acto ocorreu durante a 29/a Cimeira Ordinária da SADC actualmente a decorrer em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo (RDC), na qual participa o estadista moçambicano, Armando Guebuza.

Assim, Moçambique sucede a Swazilândia que dirigiu este órgão durante os últimos 12 meses. “A decisão há pouco tomada por esta sessão da Cimeira confere-nos a grande responsabilidade de suceder a Sua Majestade Mswati III, Rei da Swazilândia”, disse o presidente moçambicano, Armando Guebuza, durante o seu discurso, no qual aceita esta nova responsabilidade.

Prosseguindo, Guebuza, citando como exemplo a mediação para a crise do Zimbabwe, disse que ao longo dos últimos 12 meses o Rei Swázi, Mswati III, dedicou o seu saber e experiência para garantir a manutenção de um clima de paz e estabilidade na região e de reafirmação e do prestígio da região como uma zona onde se constrói o bemestar dos seus povos.

“Sua Majestade demonstrou grande empenho e visão na busca da solução para o problema que opunha os actores políticos do Zimbabwe e para o retorno à ordem constitucional em Madagáscar”, disse Guebuza. Para Moçambique, segundo Guebuza, fica reiterada a firme determinação em valorizar o legado político-diplomático e de defesa e segurança da região.

“Fica igualmente reiterado o nosso compromisso em contribuir para a concretização dos nobres objectivos do “Órgão, vistos como parte integrante dos anseios dos Estados Membros, engajados no processo de integração regional e de consolidação das instituições democráticas”, acrescentou. Guebuza concluiu o seu discurso agradecendo a Cimeira da SADC pela confiança depositada a Moçambique na direcção do Órgão nos próximos 12 meses. “Tudo faremos, com a vossa colaboração e apoio, para merecer essa confiança”, rematou.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!