Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique precisa de USD 25 milhões para adquirir uma embarcação para manutenção das bóias

O Ministério dos Transportes e Comunicações de Moçambique está à procura de fundos junto dos parceiros de apoio programático para a aquisição de uma embarcação de balizagem e manutenção de bóias.

Avaliada em pouco mais de 25 milhões de dólares, a aquisição da embarcação é considerado fundamental para agilizar o processo de manutenção das 99 bóias e 58 faróis espalhados ao longo de toda a costa, sobretudo nos portos principais de Maputo, Beira, Nacala e Pemba.

Actualmente o trabalho de balizagem e manutenção é efectuado pelo único barco (Bazaruto) equipado e especializado para o efeito mas, segundo Augusto Bata, director-geral do Instituto Nacional da Hidrografia e Navegação, dificilmente se consegue efectuar a manutenção nos intervalos prescritos, de um ano, por exiguidade de meios.

Recordou que manter operacionais as bóias e faróis é fundamental para garantir a segurança no mar, uma vez que são estes instrumentos que orientam a circulação dos navios e outras embarcações sem risco de encalhar, sobretudo na entrada dos portos.

Com 18 tripulantes a bordo, o Bazaruto consome por dia, mesmo sem largar o porto, 300 litros de gasóleo, o que representa um encargo financeiro muito alto para a sua própria manutenção, para além dos equipamentos que, na sua maioria são importados.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts