Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique perde 150 mil bovinos devido a doenças

Moçambique perdeu pelo menos 150 mil de cerca de 1,5 milhão de efectivos de bovinos registados oficialmente até 2012 devido à prevalência de doenças diversas, segundo o Ministério da Agricultura (MINAG).

O gado suíno é o segundo grupo animal mais afectado por doenças, tendo no período 2002/2012 morrido cerca de 600 mil efectivos, de acordo ainda com dados do MINAG, contidos no seu programa de avaliação do sector Pecuário de Moçambique 2002/2012, divulgado semana passada em Maputo.

A maior parte das doenças que afectam os efectivos pecuários do país é de âmbito transfronteiriço, explica o Ministério da Agricultura, realçando que das cerca de 242,4 mil explorações pecuárias registadas no país, pelo menos 70% tiveram acesso à vacinação em 2012. A maior parte das explorações beneficiadas pertence ao sector empresarial privado.

Refira-se que a maior concentração de bovinos no país está na região Sul, devido à prevalência da doença da mosca tsé-tsé no Centro e Norte de Moçambique, apesar de serem grandes criadoras de cabritos, porcos e ovelhas.

No geral, o sector da Pecuária representa 10% da actividade agrária e contribui com 1,7% do Produto Interno Bruto (PIB) de Moçambique. Dados ainda do MINAG indicam que 54% dos agregados familiares do país criam galinhas, 21% pequenos ruminantes, 12% suínos e 6% são criadores de gado bovino.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!