Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique: Inflação está controlada

A taxa de inflação em Moçambique atingiu, até Agosto deste ano, os níveis mais baixos desde 1998, com uma variação média mensal de 1.2 porcento, números muito abaixo da taxa prevista para o presente ano. R Refira-se que 5.8 % é a taxa que estava fixada para 2009.

Ainda assim, o Banco de Moçambique considera que os níveis até aqui registados abrem boas perspectivas para que os objectivos defi nidos para o final deste ano possam ser alcançados com tranquilidade, mesmo ponderando os factores sazonais que habitualmente ocorrem a partir de Setembro. A forte descida dos combustíveis foi o principal factor a contribuir para a queda de 13.8 pontos percentuais na importação referente ao mês de Junho.

“Em Junho de 2008 tínhamos uma factura de combustíveis de 237 milhões de dólares e essa mesma factura reduziu para 115 milhões de dólares até Junho de 2009. Nos cereais há um ligeiro acréscimo em relação ao ano passado. Nos medicamentos a tendência é de estabilidade, apesar de que dados publicados em Junho denotam uma ligeira queda comparativamente a Junho de 2008”, referiu Waldemar de Sousa, um dos administradores do Banco de Moçambique.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!