Moçambique beneficiou de cerca de USD 600 milhões dos perto de seis biliões de USD que a Índia aplicou no continente africano nos últimos quatro anos. A situação torna Moçambique no grupo dos três principais destinatários de financiamento indiano em África, segundo o Exim Bank, instituição bancária estatal da Índia responsável pela concessão de linhas de crédito nos países em vias de desenvolvimento.
Em Moçambique, a maior parte do apoio indiano foi aplicada para financiar programas ligados aos sectores da agricultura, energia e abastecimento de água potável, de acordo ainda com aquela instituição. Para além de Moçambique, o Uganda e o Zimbábwè são outros dos países que mais beneficiaram do investimento indiano no período entre 2009 e 2013.
A Índia, refira-se, integra o grupo de 10 principais parceiros comerciais de Moçambique, exportando para o país produtos petrolíferos, electrónicos, medicamentos, arroz, máquinas, veículos, tecidos, metais, plásticos, entre outros. Por seu turno, Moçambique exporta para aquele país carvão mineral, castanha de caju, algodão e sucata de metal.
No período 2012/2013, o volume de negócios entre Moçambique e Índia foi de pouco mais de biliã o de dólares norte-americanos, nível que vai, futuramente, aumentar devido ao crescente interesse de investidores indianos pela indústria extractiva moçambicana.