A selecção nacional de futebol de Moçambique vai enfrentar os combinados nacionais do Gana, do Ruanda e das Maurícias nas eliminatórias para o Campeonato Africano das Nações (CAN) em futebol de 2017 que vai ser disputado no Gabão.
Os “Mambas”, que para chegaram ao CAN têm de vencer o grupo H ou classificarem-se como o melhor segundo dos 13 grupos de qualificação, começam a qualificação recebendo o Ruanda, entre 12 e 14 de Junho deste ano, uma selecção que embora esteja bem cotada no ranking da FIFA (ocupa a posição 64, contra a 86 de Moçambique), é perfeitamente acessível à equipa de João Chissano.
Moçambique depois joga com as Maurícias, claramente a selecção mais fraca do grupo, entre os dias 4 e 6 de Setembro do corrente ano e termina a 1ª volta a enfrentar o Gana, como visitante, entre os dias 23 e 26 de Março de 2016.
A selecção do Gana, vice-campeão do CAN 2015, quatro vezes campeão africano e com três participações em fases finais do “Mundial” de futebol, é, teoricamente, o adversário mais temível da nossa selecção.
O sorteio, realizado nesta quarta-feira, ditou os seguintes 13 grupos:
Grupo A – Tunísia, Togo, Libéria, Djibouti
Grupo B – RD Congo, Angola, República Centro-Africana, Madagáscar
Grupo C – Mali, Guiné Equatorial, Benin e Sudão do Sul
Grupo D – Burkina Faso, Uganda, Botswana e Comores
Grupo E – Zâmbia, Congo, Quénia e Guiné-Bissau
Grupo F – Cabo Verde, Marrocos, Líbia e São Tomé e Príncipe
Grupo G – Nigéria, Egipto, Tanzânia e Chade
Grupo H – Gana, Moçambique, Ruanda e Maurícias
Grupo I – Costa do Marfim, Sudão, Serra Leoa e Gabão
Grupo J – Argélia, Etiópia, Lesoto e Seychelles
Grupo K – Senegal, Níger, Namíbia e Burundi
Grupo L – Guiné-Conacri, Malawi, Zimbabwe e Suazilândia
Grupo M – Camarões, África do Sul, Gâmbia e Mauritânia
O Gabão participa nas eliminatórias mas já está apurado como país anfitrião, eleito pelo comité executivo da Confederação Africana de Futebol (CAF), deixando para trás as candidaturas da Argélia e do Gana. O Gabão substituiu a Líbia, devastada por uma guerra, que se retirou no ano passado da disputa por devido ao conflito que assola o país. Será a segunda vez que o país recebe a competição, após co-sediar o torneio de 2012 juntamente com a Guiné Equatorial.
A CAF também escolheu as sedes para os Campeonato Africano das Nações de 2019, será nos Camarões, de 2021 será organizado pela Costa do Marfim, e em 2023 sediado pela Guiné Conacri.