Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique em terceiro na CPLP

Moçambique é o terceiro Estado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) a figurar na lista do Índice de Liberdade Económica – Index of Freedom of Economics 2010 – divulgado terça-feira pelo The Heritage Foundation e pelo Wall Street Journal, ocupando o 111º lugar (56,0 pontos – subiu mais 0,3 do que em 2009), seguido pelo Brasil, no 113º (55,6 pontos, menos 1,1).

Segundo a mesma pauta, a nossa antiga metrópole colonial, Portugal, está em segundo lugar, mantendo o 62º lugar a nível global, com Cabo Verde a descer um posto (78º). O Index of Freedom of Economics 2010 é elaborado anualmente e visa medir os progressos dos países quanto às reformas e liberdades na economia, incluindo a Liberdade Fiscal, Gastos (Investimentos) do Governo, Liberdade (Segurança) Monetária e Liberdade de Investimentos.

Os compiladores desta lista referem que Portugal, apesar de manter a mesma posição de 2009, diminuiu globalmente 0,5 ponto, enquanto Cabo Verde, apesar de ter subido meio ponto, desceu uma posição no ranking geral, em que são avaliados 179 países, liderando entre os 15 membros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO). Outro país da CPLP, São Tomé e Príncipe, está no 149º posto. É o quinto a surgir na tabela e o primeiro da “comunidade lusófona” abaixo dos 50 pontos, 48,8, apesar de ter registado uma das maiores subidas globais, mais 5,0 pontos.

Angola está no 154º posto, com 48,4 pontos (mais 1,4 do que em 2009), Timor-Leste no 164º (45,8, mais 1,6) e o último continua a ser a Guiné- Bissau, no 167º lugar, com 43,6 pontos (menos 1,8). No topo da tabela não foram registadas quaisquer alterações, com Hong Kong a manter-se no primeiro posto (89,7 pontos), seguido por Singapura (86,1), Austrália (82,1), Nova Zelândia (82,1) e Irlanda (81,3). Na cauda da classificação, e a partir do 175 º lugar, figuram a Birmânia (36,7 pontos), Eritreia (35,3), Cuba (26,7), Zimbabué (21,4) e Coreia do Norte (1,0).

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts