Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique com capacidade de importações até Abril

As importações de bens e serviços não factoriais moçambicanas tinham até finais de Novembro de 2013 cobertura garantida pelas Reservas Internacionais Líquidas (RIL) até Abril de 2014, segundo o Banco de Moçambique (BM).

Esta instituição que serve de banqueiro do Estado estima em cerca de USD 2931 milhões o saldo das mesmas reservas, o correspondente a menos USD 23 milhões em relação ao fecho do mês anterior de Outubro, desgaste que decorreu das vendas líquidas de divisas efectuadas pelo BM no Mercado Cambial Interbancário, no montante de USD 46,6 milhões, perdas cambiais potenciais no valor de 18,5 milhões de dólares e perdas líquidas de 8,2 milhões de dólares nos rendimentos das aplicações no exterior.

Estas perdas foram amortecidas pela entrada líquida de divisas para diversos projectos do Estado, no valor de USD 35,5 milhões e pelos depósitos líquidos dos bancos comerciais junto do BM no valor de USD 15,1 milhões. Metical Entretanto, igualmente em Novembro de 2013, o Metical registou uma depreciação mensal no Mercado Cambial Interbancário, face ao USD de 0,2%, acumulada de 1,42% e depreciação anual de 0,47%.

Relativamente ao Rand (ZAR), a divisa moçambicana registou uma apreciação nominal mensal, acumulada e homóloga de 1,34%, 14,99% e 11,94%, respectivamente, segundo ainda o banco central moçambicano.

No mercado a retalho, a taxa de juro média praticada pelos bancos comerciais nas operações de empréstimos à sua clientela reduziu em 45 pontos base (pb), para 20%, em Outubro de 2013, contra uma redução da taxa de juro média dos depósitos em 11 pontos base, para 9,25%. No mesmo período, a prime rate média do sistema bancário reduziu em 31 pontos base para 15,03%.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!