Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique com bom desempenho

Resultados da última avaliação do Banco Mundial (BIRD) ao desempenho de Moçambique concluíram que o país realizou de forma “satisfatória” nove dos 12 projectos financiados por aquela instituição financeira internacional.

Do mesmo universo de projectos em curso, Moçambique conseguiu classificação “amarela”, ou seja, “marginalmente satisfatória”, em dois e “vermelho” em um projecto, segundo uma nota do BIRD referente aos resultados da última avaliação da carteira de projectos financiados por aquela instituição financeira internacional. A avaliação teve lugar em Fevereiro passado e é a primeira de duas programadas para 2010, feita pela Equipe Técnica das Unidades dos Projectos em Execução do Banco Mundial, estando a última programada para Setembro próximo.

Foram em vão os esforços do Correio da manhã para obter clarificação e identificação dos projectos com classificações acima indicadas, junto da delegação de Moçambique do Banco Mundial e dos Ministérios de Planificação e Desenvolvimento e das Finanças. Entretanto, a mesma nota do BIRD em poder do jornal considera que “a carteira continua a ser executada de forma satisfatória” e que, “globalmente, tem havido melhorias desde a última revisão da carteira, em Setembro de 2009, com um maior número de projectos avaliados a receber a classificação verde (9 contra 5)”.

A avaliação foi feita através de encontros da equipa do BIRD com representantes dos Ministérios de Planificação e Desenvolvimento e das Finanças e ainda do Banco de Moçambique (BM). Refira-se, entretanto, que o The Country Portfolio Performance Review (CPPR), um instrumento do Banco Mundial de monitoria e avaliação do desempenho da carteira nos países beneficiários de financiamentos daquela instituição, realiza as suas reuniões de controlo da execução dos projectos duas vezes por ano, ou seja, em Fevereiro e Setembro de cada ano.

PRSC-9

As análises têm a finalidade de identificar e resolver problemas decorrentes da implementação dos projectos em carteira. Um dos projectos em carteira em Moçambique está relacionado com Crédito de Apoio à Redução da Pobreza (PRSC-6) que é parte de uma série anual de operações do Banco Mundial destinadas a financiar o Orçamento do Estado e vem sendo concretizado desde 2004.

O referido projecto ajuda Moçambique na criação de condições para acelerar o crescimento económico, através da redução de constrangimentos estruturais de intermediação financeira, redução do excesso de regulamentação restritiva ao ambiente de negócios. Promove igualmente o crescimento da economia moçambicana através da promoção do uso da Terra de forma mais eficiente, eficiência e eficácia da gestão financeira pública, transparência e eficiência do sistema de contratos públicos e de auditoria externa.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!