Comemora-se hoje, segunda-feira, à escala nacional, o Dia do Professor, numa altura em que a Organização Nacional dos Professores (ONP), em Nampula, considera que o nível de desenvolvimento sócio-profissional dos funcionários de Educação e Cultura está a registar melhorias, comparativamente aos anos anteriores. Segundo Virgílio Arnane, secretário provincial da ONP, um dos ganhos da sua organização prende-se com a aprovação do Estatuto Geral dos Funcionários e Agentes do Estado (EGFAE), que estabelece normas que regulam a vida sócio-profissional daquela camada social.
A nossa fonte disse, ainda, que um dos problemas que afectava os professores e outros funcionários da Educação e Cultura relacionava-se com o baixo salário e a lentidão do sistema de progressões e de carreiras profissionais que, entretanto, vieram a ser minimizados com a a aprovação do referido estatuto no ano passado. Aquele sindicalista referiu, entretanto, que apesar dos resultados encorajadores alcançados, a sua organização vai continuar a manter diálogos regulares com a entidade patronal, por forma a que os funcionários de Educação sejam efectivamente valorizados na sua importante função de “força motriz” na luta contra o analfabetismo.
O nosso entrevistado anunciou que os professores passarão a beneficiar gratuitamente de equipamento de serviço, contrariamente ao que acontece actualmente, em que os docentes são obrigados a despender parte dos seus salários para aquisição de batas. Criado a 12 de Outubro de 1981, o Dia do Professor é celebrado este ano sob o lema “Livros Abertos, Portas Abertas.”