Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique beneficia de fundo mundial de apoio a educação

O Ministro da Educação, Zeferino Martins, afirma que Moçambique será, até ao final do ano, contemplado por um Fundo Mundial a ser criado, destinado a financiar iniciativas de desenvolvimento do sector. Martins revelou o facto hoje, em Maputo, no seu regresso de Kigali, capital ruandesa, onde participou na reunião que juntou os ministros da educação de África e América Latina, refere o comunicado de imprensa do Ministério da Educação (MINED).

Segundo o Ministro, a decisão dos ministros da educação de criar o fundo foi a maneira encontrada pelos países para resolver os demais problemas que ainda afectam o sector, devendo o mesmo ser aplicado em programas que ajudem no cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).

O fundo será comparticipado pelas grandes empresas e parceiros da educação a nível mundial, como são os casos do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), e a distribuição do montante, não revelado, obedecerá a três critérios fundamentais. Primeiro, aos estados considerados frágeis devido a situação de conflitos armados ou que acabam de sair de uma situação igual; segundo, aos países que observam na sua acção governativa a questão da qualidade da educação, sobretudo no domínio da expansão. O terceiro critério, segundo comunicado do MINED, faz referência a educação da rapariga onde, embora se registam alguns progressos, muitos estados precisam ainda de fazer muito mais pela paridade. “Não se pode falar do desenvolvimento da educação sem contemplar a rapariga. O

encontro dos ministros recomendou ainda que se faça mais pela redução das taxas de analfabetismo, assim como criar condições para que mais crianças tenham acesso a escolarização”, disse o ministro. O titular da pasta da educação disse igualmente que os países têm de usar o fundo para a promoção das línguas nacionais na escolarização, como forma de facilitar o ensino e a aprendizagem.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!