Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique arrecada 195 milhões de dóllares

O sector de turismo em Moçambique arrecadou 195 milhões de dólares norte-americanos ao longo do ano passado (2009), segundo dados revelados na segunda-feira, em Maputo, pelo ministro do pelouro, Fernando Sumbana, durante a abertura da terceira reunião nacional de planificação.

Esta receita representa um crescimento de 10 milhões de dólares em relação a arrecadada em 2008 (185 milhões de dólares). “O turismo é um fenómeno e um factor socioeconómico que está a gerar benefícios enormes ao país, tendo em 2009 arrecadado, através de receitas internacionais do turismo declaradas na Balança de Pagamentos, 195 milhões de dólares”, disse.

Sumbana acrescentou que “na realidade, segundo o Instituto Nacional de Estatísticas, a receita efectiva baseada em inquéritos realizados aos turistas é acima do dobro do valor registado pelo sistema financeiro moçambicano, o que coloca esta indústria numa posição de grande responsabilidade”. O sector de turismo é considerado catalizador de desenvolvimento do país tendo uma contribuição de 1.5 por cento para o Produto Interno Bruto (PIB).

Entretanto, apesar das receitas provenientes do turismo estarem a registar uma tendência de crescimento, as mesmas ainda são inferiores, tendo em conta as potencialidades turísticas existentes no país, bem como o número de turistas que o país regista anualmente. Dados de 2008 indicam que o sector rendeu cerca de 185 milhões de dólares norte-americanos, contra os 163 milhões arrecadados em 2007, 139 milhões de 2006 e 108 milhões de dólares de 2005. De 2004 para 2008, a chegada de visitantes internacionais duplicou em Moçambique, ao passar de 711 mil turistas para mais de 1,5 milhão.

Dos turistas que entraram para o país, destaque vai para os que provêm da África do Sul, os quais fazem turismo em Moçambique ao longo do ano, com maior afluência em épocas festivas e de férias. Ainda, destacam-se os visitantes provenientes da Grã-Bretanha e de Portugal. Neste momento, existem cerca de 17 mil camas em todo o território nacional, contra dez mil que o pais tinha em 2000.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!