Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique ainda é um dos países mais afectados pela tuberculose

O mundo assinala este sábado, 24 de Março, o Dia Mundial da Luta Contra a Tuberculose, uma doença que continua a representar um sério problema de Saúde Pública. Moçambique figura, desde 1993, na lista dos 22 países do mundo mais afectados pela tuberculose, ocupando actualmente a 18ª posição, de acordo com a classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em todo o mundo, morrem mais pessoas de tuberculose do que de qualquer outra doença infecciosa durável. A tuberculose mata aproximadamente dois milhões de pessoas por ano, 98 porcento das quais em países em desenvolvimento.

Um terço da população mundial encontra-se infectado pelo bacilo da tuberculose (bacilo de Koch), o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar a tuberculose como uma emergência mundial, através da estratégia DOTS (Directly Observed Therapy Short-Course), uma das mais bem sucedidas iniciativas de saúde pública com baixos custos alguma vez implementada a nível mundial.

Esta estratégia foi a primeira do género na história da OMS, o que ajudou na redução da propagação da infecção. Ao abrigo dela, cerca de dez milhões de tuberculosos completaram com sucesso o tratamento. No nosso país, o número de casos de tuberculose associados ao HIV aumentou drasticamente nos últimos cinco anos uma vez que a tuberculose é a infecção oportunista mais comum nas pessoas com o vírus do HIV.

Pelo menos metade dos doentes com tuberculose é seropositiva. Estima-se que em pessoas seronegativas o risco de desenvolver a tuberculose varie de 5 a 15%, enquanto em pessoas seropositivas o risco seja de cerca de 50%.

No que diz respeito às regiões mais afectadas, o Sul e o Centro do país apresentam o maior índice de infecção, com cerca de 46% e 37% do total de casos diagnosticados em todo o país, respectivamente, sendo que as províncias de Maputo, Gaza e Sofala são as que mais casos registam. Estes números estão particularmente ligados à maior capacidade de diagnóstico, maior acesso aos meios complementares de diagnóstico nas unidades sanitárias da província e cidade de Maputo e ao aumento da prevalência do HIV nestas províncias.

Principais desafios no controlo da tuberculose em Moçambique

Apesar dos sucessos alcançados nos últimos anos, existem ainda obstáculos para alcançar os objectivos da luta contra a tuberculose. Em Moçambique, o principal problema prende-se com o fraco acesso aos cuidados de saúde e à escassez de infra-estruturas, agravada pela situação da pobreza em que maior parte da população vive.

O que é a tuberculose?

A tuberculose é uma doença infecciosa causada por um micróbio chamado “bacilo de Koch”. É uma doença contagiosa, que se transmite de pessoa para pessoa e que atinge sobretudo os pulmões. Pode também atingir outros órgãos e outras partes do nosso corpo, como os gânglios, os rins, os ossos, os intestinos e as meninges.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts