Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique afunda-se no ranking da FIFA

A derrota da seleção nacional de Moçambique frente a Zãmbia, para além de haver praticamente hipotecado as nossas aspirações de qualificação para o Campeonato Africano da Naçoes de 2012, também originou a queda da nossa seleção no ranking da FIFA.

Nem a vitória no jogo amigável com a Tanzania, na inauguração do estádio nacional do Zimpeto, amorteceu a queda de 12 posições que coloca os mambas na posição 106 do ranking. Recorde-se que a cerca de um ano Moçambique atingiu a sua melhor colocação neste ranking quando esteve colocado na 80ª posição.

Entre as dez melhores seleções, somente as duas primeiras colocadas, Espanha e Holanda, mantiveram as posições. O Brasil, terceiro colocado no mês passado, perdeu pontos e dois lugares, passando a ocupar agora o quinto lugar. O México ganhou 19 posições graças à conquista da Copa Ouro e chegou ao nono posto, assumindo um lugar entre as dez melhores seleções pela primeira vez desde julho de 2007.

Movendo-se em direção oposta está o Uruguai, que perdeu 11 posições e agora ocupa o 18º lugar, depois de ter sido especialmente prejudicado pela desvalorização dos seus bons resultados na fase de grupos da África do Sul 2010. A próxima Copa América, porém, dará a todas as seleções sul-americanas ampla oportunidade de conquistarem mais pontos.

Assinalar ainda as boas prestações de Montenegro (que galgou oito posições e está em 16º) e Costa do Marfim (em 14º, após subir sete posições) alcançaram as suas melhores classificações desde que o ranking foi criado. Várias seleções africanas também tiveram progressos importantes, entre elas Zimbábue (87º, subindo 39 posições), Libéria (125º, subindo 32), Comores (164º, subindo 24), Serra Leoa (95º, subindo 23) e República Centro-Africana (91º, subindo 22).

Ao todo, foram disputadas 131 partidas de seleções principais desde a edição anterior do Ranking Mundial da FIFA/Coca-Cola: 61 amigáveis, 22 partidas da Copa Ouro e 48 de eliminatórias para copas continentais. Isso eleva a 286 o número total de jogos deste ano. A expectativa será particularmente grande em relação à próxima edição da classificação mundial, que servirá como base para o sorteio das eliminatórias para a Copa do Mundo da FIFA 2014, a ser realizado no dia 30 de julho no Rio de Janeiro.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!