Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambicanos poderão ver eclipse anular do Sol no fim da tarde deste domingo

Moçambicanos poderão ver eclipse anular do Sol no fim da tarde deste domingo

Um eclipse anular do Sol poderá ser parcialmente visto pelos moçambicanos a partir das 17 horas e 17 minutos deste domingo(26). O fenómeno provoca a sensação de que o Sol está rodeado por um grande “anel de fogo” e será mais visível nas províncias de Nampula Cabo Delgado e Niassa onde a magnitude estará acima de 85%.

Um eclipse solar anular ocorre quando a Terra, a Lua e o Sol alinham-se, mas mesmo quando estão alinhados perfeitamente nesta posição, a Lua está muito longe da Terra para bloquear completamente a visão do Sol, e por isso perto do disco negro do satélite é possível ver um anel de luz do astro. A Lua levará duas horas para cruzar o Sol, mas o eclipse anular durará apenas um minuto.

Este fenómeno natural o raro, segundo especialistas ocorrem 20 deles a cada 100 anos, será visto durante alguns segundos apenas no nosso País pois acontecerá na hora do pôr do Sol, confira a hora do início, magnitude, hora do pôr-do-sol, fim e duração do eclipse para alguns pontos de Moçambique:

Todavia para apreciar este espectáculo da natureza são necessárias precauções pois a observação a olho nu pode provocar lesões irreversíveis à visão. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia recomenda o uso de óculos com filtros especiais; não usar embalagens de plásticos metalizados, chapa de raio-X, filmes fotográficos sobrepostos, vidros sobre os quais foi aplicada a chama de uma vela, óculos escuros e Cd’s.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!