Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambicanos no torneio de unidade

Moçambicanos residentes em Atteridgeville, a este de Pretoria, capital da Africa do Sul, participaram, domingo, num torneio de futebol inserido nas comemorações do aniversario natalício do antigo Presidente sul-africano, Nelson Mandela, declarado pelas Nações Unidas Dia Internacional.

O torneio, que decorreu sob lema “Jogos de Boa Vontade”, tinha como objectivo unir os imigrantes e sul-africanos. Os jogos foram parte de actividades realizadas em varias partes do mundo, com vista a assinalar o 18 de Julho, dia natalício de Mandela. Para alem de moçambicanos, participaram no torneio zimbabweanos, somalis e sul-africanos residentes na aréa de Atteridgeville, local onde pela primeira vez foram registados os assaltos xenofobos em 2008. Mandela completou no domingo 92 anos de idade e a sua mulher, a moçambicana Graça Machel, visitou um orfanato no bairro de Soweto, onde falou da unidade entre os povos do mundo.

Antes de se assinalar a data, os organizadores do Dia de Mandela apelaram aos sul-africanos para honrarem o líder anti-apartheid através de acções que dissipem receios do retorno da violência xenofoba no país. No âmbito das celebrações do evento, o Ministro da Policia da Africa do Sul, Nathi Mthethwa, esteve domingo em Atteridgeville, onde inaugurou os jogos da boa vontade, no âmbito dos esforços das autoridades tendentes a prevenir ataques contra estrangeiros no pais.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!