Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambicanos ilegais deportados da África do Sul

Pelo menos 848 imigrantes ilegais moçambicanos terão sido deportado da vizinha África do Sul para Moçambique no fim-de-semana passado.

Segundo dados revelados pelo Departamento sul-africano dos Assuntos Internos, confirmados pelo nosso Ministério do Interior, os ilegais em causa foram presos e deportados após tentar atravessar de forma ilegal a fronteira de Lebombo, do lado da África do Sul, na fronteira com o nosso país a partir da província de Maputo.

Os ilegais foram todos eles detidos na operação da Polícia sul-africana, que tinha como objectivo combater a entrada de imigrantes ilegais, isto do lado fronteiriço moçambicano. Na senda desta operação, a RAS voltou a declarar o seu empenho em travar a entrada de moçambicanos ilegais no seu território. Por isso, segundo reiteram as autoridades policiais sul-africanas, qualquer moçambicano que for encontrado a pretender entrar sem documentos será preso e deportado.

Entretanto, fonte do Ministério do Interior moçambicano voltou a pedir a atenção dos nacionais para que se preocupem em obter a documentação oficial de viagens, isto tendo em conta que as medidas impostas pelo Governo sul-africano são rígidas e não facilitam a entrada, muito menos a estada naquele país de cidadãos em situação ilegal.

Por outro lado, lembrou que a partir do dia 25 de Novembro deste ano deixam de estar em circulação o Passaporte e o Certificado de Salvo Conduto manuais, devendo os viajantes tratar documentos biométricos. Actualmente o Certificado de Emergência moçambicano só é aceite na RAS no caso de o prazo de validade não for superior a um dia, isto é, para questões meramente de emergência.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!