Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique fora da Taça dos Clubes Campeões de Africa em basquetebol

O Ferroviário de Maputo, campeão nacional de basquetebol sénior feminino, perdeu esta sexta-feira (14) diante do 1º de Agosto pela marca de 57 e 52 e ficou arredado da fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos. Também eliminadas estão as equipas masculinas do Ferroviário da Beira, que foi derrotada pelo 1º de Agosto por 79 a 54, e do Ferroviário de Maputo, que caiu diante do Recreativo de Libolo num jogo marcado por cenas pancadaria.

As aspirações das equipas moçambicanas na fase preliminar da Taça dos Clubes Campeões Africanos a nível da Zona VI, também conhecida por Africa Austral, foram “Sol de pouca dura”. Em femininos, o Ferroviário de Maputo que vinha de uma vitória na ronda anterior frente ao Inter Clube de Luanda, perdeu diante do 1º de Agosto da internacional moçambicana, Leia Dongue.

Foi uma partida equilibrada, diga-se, um verdadeiro hino do basquetebol africano. No primeiro período as duas formações marcaram o mesmo número de pontos, 11. Odélia Mafanela com quatro pontos foi a melhor unidade das locomotivas, enquanto Nacissela Maurício com três pontos foi a unidade mais produtiva do conjunto angolano.

No período seguinte, o segundo, a equipa liderada por Leonel Manhique entrou transfigurada, exercendo uma forte pressão em baixa da tabela, o que decerto condicionou a forma de jogar do seu rival que optava pelas jogadas exteriores para fugir da estratégia defensiva das campeãs nacionais. Nesta etapa, as locomotivas, marcaram 12 pontos contra sete do 1º de Agosto e saíram ao intervalo a vencer por 23 a 19.

Vencedor só do quarto período

Diferentemente do que aconteceu no segundo período, no terceiro, o Ferroviário de Maputo já denotava a falta de ritmo competitivo e cometeu muitos turn-overs, o que foi bem aproveitado pelas campeãs angolanas. Nesta fase o 1º de Agosto marcou 20 pontos contra 12 das moçambicanas.

À entrada do quarto e último período, os dois conjuntos estavam separados por um ponto, 39 a 38, com vantagem para as angolanas. Obrigada a vencer para continuar a sonhar com uma possível presença na derradeira fase deste certame, o Ferroviário de Maputo tentou correr atras do prejuízo, todavia, a experiencia das jogadoras do 1º de Agosto veio ao de cima.

A três minutos do término do jogo as locomotivas venciam por três pontos de diferença, ou seja, 47 a 44, mas falta da concentração sobretudo na sua zona defensiva deitou tudo a baixo. Neste período o conjunto angolano marcou 18 contra 14 das campeãs nacionais e o resultado final foi 57 a 54, diga-se, um resultado injusto por aquilo que o conjunto moçambicano fez durante os 40 minutos.

Inguivilde Macauro com 20 pontos foi a melhor cestinha e ao mesmo tempo melhor unidade do ferroviário de Maputo, enquanto Leia Dongue, com 14 pontos, foi a unidade mais produtiva do 1º de Agosto. Com a derrota, as locomotivas foram arredadas da próxima e seguem em frente as duas formações angolanas, Primeiro de Agosto e Inter Clube de Luanda, que na próxima ronda jogam entre si.

“Boxebol” termina com a vitória do Recreativo de Libolo

No que aos masculinos diz respeito, a quinta jornada foi marcada pela negativa pelas cenas de pugilato envolvendo os jogadores do Ferroviário de Maputo e o Recreativo de Libolo.

Tudo começou quando Eric Coleman agrediu Edson Monjane com recurso a uma cotovelada e o jogador locomotiva pediu satisfações ao norte-americano e este respondeu com um soco e Edson viu-se obrigado a responder pela mesma moeda e depois presenciou-se uma avalanche de agressões entre jogadores das duas equipas, diga-se uma péssima propaganda para a modalidade da bola ao cesto a nível da Zona VI.

No jogo jogado, apesar do equilíbrio registado nos quatro períodos, a formação angolana trinfou pela marca de 58 a 56. Na outra partida referente a mesma ronda, o Ferroviário da Beira perdeu diante do 1º de Agosto por 79 a 54 e disse adeus a fase final da Taça dos Clubes Campeões de Africa.

Faltando uma jornada para o final do certame, as equipas angolanas, 1º de Agosto e Recreativo de Libolo, que defrontam-se na derradeira jornada já carimbaram o passaporte para a Tunísia, país que vai acolher a fase final.

Resultados da 5ª jornada

Masculinos

Ferroviário de Maputo 56 – 58 Recreativo de Libolo

1º de Agosto 79 – 54 Ferroviário da Beira

Femininos

Ferroviário de Maputo 52 – 57 1º de Agosto

Última jornada

Masculinos

Ferroviário de Maputo X Ferroviário da Beira

Recreativo de Libolo X 1º de Agosto

Femininos

Inter Clube de Luanda X 1º de Agosto

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!