Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

MITRAB 0 Clubes 1, Moçambola não vai parar

Acabou o impasse. O Ministério do Trabalho decidiu, no fim do dia da última sexta-feira (12), conceder uma moratória de 30 dias aos clubes moçambicanos para que estes regularizem as infracções detectadas aquando da fiscalização feita no passado mês de Fevereiro. Por esta razão, os clubes, por sua vez, decidiram também levantar a paralisação do Moçambola e vão neste fim-de-semana disputar a quarta jornada.

Terminou a contenda de quase uma semana que envolvia o Ministério do Trabalho e os clubes desportivos moçambicanos. A Liga Moçambicana de Futebol (LMF), entidade gestora do Campeonato Nacional de Futebol, o Moçambola, que serviu de mediadora, enviou uma carta à instituição governamental a pedir desculpas pelo conflito esclarecendo, por outro lado, que nunca foi sua intenção, nem dos clubes filiados que representa, funcionar num leque de ilegalidades.

Ainda, como se pode ler no comunicado enviado à nossa redacção pelo Ministério do Trabalho, “a LMF assume o compromisso de se engajar e de trabalhar com os 14 clubes na solução urgente das ilegalidades e irregularidades detectadas e, por isso, pede uma moratória de 90 dias para a solução dos problemas detectados e pede, igualmente, o levantamento das suspensões decretadas durante aquele período”.

Em resposta à carta, aquela entidade abonou o levantamento das suspensões concedendo, porém, 30 dias para a regularização das infracções, deixando como recomendações a observância da Lei do Trabalho, nº 23/2007 de 01 de Agosto e o Decreto nº 24/2001, de 09 de Junho do Regulamento do Trabalho Desportivo. Findo o prazo, a Inspecção-Geral do Trabalho voltará a visitar os clubes com vista a apurar se as normas foram ou não cumpridas.

Assim, o Campeonato Nacional de Futebol vai prosseguir neste fim-de-semana na sua quarta jornada, obedecendo ao seguinte calendário:

Sábado (13), 15h: Ferroviário de Maputo X Liga Muçulmana (Estádio da Machava)

Sábado (13), 15h30: Ferroviário da Beira X Matchedje (Caldeirão do Chiveve)

Domingo (14), 15h30: Clube de Chibuto X Costa do Sol (Campo do Chibuto)

Domingo (14), 15h30: Têxtil de Púnguè X HCB de Songo (Caldeirão do Chiveve)

Domingo (14), 15h: Ferroviário de Nampula X Desportivo de Nacala (Campo 25 de Junho)

Domingo (14), 15h: Maxaquene X Estrela Vermelha da Beira (Estádio Nacional)?

Segunda-feira (16), 15h: Chingale X Vilankulo FC (Campo do Desportivo de Tete)?

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!