Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mísseis norte-coreanos são retirados do local de lançamento

A Coreia do Norte moveu dois mísseis Musudan que estavam prontos para serem disparados de uma plataforma na costa leste do país, disseram à Reuters as autoridades norte-americanas, esta Segunda-feira (6), depois de semanas de preocupação com um possível teste de Pyongyang.

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, advertiu a Coreia do Norte no mês passado que seria um “grande erro” lançar os mísseis de médio alcance, mas as expectativas de um teste colocaram a Coreia do Sul, os Estados Unidos e o Japão em alerta.

Uma autoridade norte-americana, falando sob condição de anonimato, advertiu que os mísseis ainda eram móveis e que o facto de que eles haviam sido transferidos não dava nenhuma garantia de que não seriam posicionados noutro lugar e disparados em algum momento.

“É prematuro comemorar isso como uma boa notícia”, disse o director sénior para assuntos asiáticos no Conselho de Segurança Nacional, Daniel Russel.

No entanto, uma terceira fonte norte-americana, também falando sob anonimato, disse que os Estados Unidos não acreditavam que os mísseis haviam sido movidos para um local de lançamento alternativo, mas que estavam numa área sem operação.

Os mísseis Musudan têm um alcance de cerca de 3.000 a 3.500 quilómetros. Um possível teste de lançamento, dependendo da sua trajetória, poderia ter aumentado dramaticamente as tensões na Península Coreana.

A decisão da Coreia do Norte de mover os mísseis coincidiu com os preparativos do presidente norte-americano, Barack Obama, para receber a presidente sul-coreana, Park Guen-hye, na Casa Branca, Terça-feira. O porta-voz do Pentágono, George Little, recusou-se a comentar o status dos mísseis norte-coreanos.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!