Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

MISAU recebe USD 17.5 milhões para melhorar o funcionamento

O Ministério da Saúde (MISAU) vai investir, nos próximos três anos, 17.5 milhões de dólares no fortalecimento do Sistema Nacional de Saúde em Moçambique. O valor vai ser aplicado na gestão e distribuição de medicamentos e artigos médicos, gestão financeira, melhoria da qualidade dos recursos humanos, do sistema de informação para a saúde e no reforço da capacidade e qualidade laboratorial.

O dinheiro será alocado à luz de um acordo assinado esta quarta-feira (10) em Maputo entre o Ministério da Saúde e o Fundo Global de Genebra. Num outro acordo, o Fundo vai desembolsar sete milhões e meio de dólares, nos próximos dois anos, para a aquisição de medicamentos de primeira e segunda linha usados no tratamento da tuberculose e aquisição de reagentes e consumíveis para laboratórios.

Para Kirsi Viisainen, gestora do portfólio de Moçambique no Fundo Global, o comprometimento no apoio aos programas nacionais contra o HIV/SIDA, Malária e Tuberculose, entre 2013 e 2016, visa aliviar o sofrimento das peossoas afectadas por essas doenças. E Suécia faz uma avaliação positiva dos avanços que o MISAU alcançou nos últimos anos no tratamento dessas enfermidades.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts