O ministro do Interior interino da Ucrânia, Arsen Avakov, anunciou nesta quarta-feira a dissolução da tropa de choque da polícia, os “Berkut” (“Águia”), utilizada na repressão dos protestos populares que provocaram a queda do regime de Viktor Yanukovich.
“Os ‘Berkut’ não existem mais. Assinei a ordem Nº 144, com data de 25 de fevereiro de 2014, para a liquidação das unidades especiais da tropa de choque da polícia ‘Berkut'”, escreveu durante a madrugada o responsável interino de Interior no seu perfil do Facebook.
Avakov antecipou que no decorrer nesta quarta-feira oferecerá uma entrevista com a imprensa para explicar os detalhes e alcances dessa decisão.
O partido nacionalista Svoboda (Liberdade) tinha apresentado no último domingo um projeto de lei para dissolver a tropa de choque, responsável pela maioria das mortes durante os violentos confrontos da semana passada em Kiev, que resultaram em 82 mortes e quase 700 feridos.
No final do ano passado os destacamentos “Berkut”, que não têm um comando unificado, mas são subordinados às delegações regionais do Ministério do Interior, contavam com 4 mil efetivos. Os “Berkut”, conhecidos como “boinas vermelhas”, foram criados em 1992 sobre a base das forças especiais da polícia da Ucrânia soviética.