O ministro da Indústria e Comércio, Carlos Mesquita, instou, segunda-feira, 16 de Novembro, aos agentes económicos a colaborarem com o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) e outras instituições do Estado na disponibilização de dados com vista à produção de estatísticas (cada vez mais) fiáveis, essenciais para a definição de estratégias e desenho de plataformas de negócios no País.
De acordo com Carlos Mesquita, é a partir dos dados estatísticos que os investidores, nacionais e estrangeiros, tomam, por exemplo, a decisão de investir ou não no País, daí a necessidade da colaboração dos agentes económicos, e não só, para conferir maior fiabilidade e objectividade às informações socioeconómicas e macroeconómicas elaboradas no País.
Carlos Mesquita fez este apelo no final de uma visita que efectuou à sede do INE, enquadrada na plataforma de trabalho e de interacção com os diversos intervenientes e parceiros do sector da Indústria e Comércio.
“Temos estado a interagir com várias instituições a fim de promover e partilhar informações, neste caso dados, que nos permitem fazer uma avaliação económica de vários elementos que compõem o Produto Interno Bruto (PIB), concretamente no que diz respeito à produção industrial e comercial. É a partir desses dados que o Governo avalia e toma decisões macroeconómicas relevantes no País”, disse o governante.
A par das visitas a instituições intervenientes e parceiros do sector da Indústria e Comércio, Carlos Mesquita tem trabalhado ao nível das províncias, onde tem interagido com agentes económicos ligados ao sector produtivo pois “interessa-nos fazer uma avaliação dos desafios para podermos definir novas estratégias com vista ao alcance de melhores resultados”.