Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Ministro da Defesa diz que Exército não está a bombardear serra da Gorongosa

O Ministro da Defesa Nacional, Filipe Nyusi, nega que o Exército esteja a protagonizar bombardeamentos na serra da Gorongosa, província central de Sofala, tal como alega a Renamo, que diz que tais acções visam assassinar o seu líder, Afonso Dhlakama.

“O que tem acontecido é que as Forças de Defesa e Segurança respondem, em perseguição, para garantir que não serão, novamente, atacadas e nesse processo há troca de tiros. Não podemos dizer que são bombardeamentos”, afirmou Nyusi, hoje, em Maputo, momentos depois da acreditação de cinco adidos de defesa, residentes em Pretória.

Nyusi fez esta declaração em respostas à pergunta colocada pelos jornalistas sobre se constituía verdade ou não que as forças governamentais atacaram com recurso a armamento pesado os homens armados da Renamo, semana passada, na serra da Gorongosa, na província de Sofala.

Nyussi disse ainda que nos últimos dias não foram registados ataques às colunas de viaturas na Estrada Nacional Númerio Um (EN1), no troço entre o rio Save e Muxúnguè, o que no seu entender significa que não há confrontos entre as duas partes. “Sabemos que têm sido atacadas até as colunas de abastecimento. Foram notificados casos onde as posições das FADM são atacadas”.

A Renamo acusou recentemente o Governo de ter dupla personalidades e de não estar interessado na paz em Moçambique pois, enquanto mantém o diálogo político com este partido, está, por outro lado, a bombardear a serra da Gorongosa.

O porta-voz do gabinete do presidente da Renamo, António Muchanga, afirmou ainda que as FDS usaram armas de destruição em massa, nomeadamente canhões B11, durante o ataque tendo disparado 38 obuses.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!