Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mineração/reserva de Benga tem quatro biliões tons

A “Riversdale Mining”, multinacional australiana de mineração, e sua parceira indiana a “Tata Steel Limited” estimam em quatro biliões de toneladas as reservas de carvão da mina de Benga, no distrito de Moatize, província central de Tete.

A informação actualizada representa um aumento de 90 por cento da quantidade disponível do precioso minério, comparativamente as reservas anunciadas em Setembro de 2008. O Projecto de Benga está a ser desenvolvido pelo consórcio entre a Riversdale Mining Limited, com 65 por cento das acções, e a Tata Steel Limited 35 por cento.

Segundo o comunicado de imprensa da Riversdale, das quatro biliões de toneladas existentes em Benga, 1.034 milhões são uma combinação entre os recursos medidos e indicados, das quais 893,4 milhões estão localizadas a menos de 500 metros de profundidade. As estimativas de recursos e reservas foram feitas de acordo com o Código da Australásia para o Relatório de Resultados de Prospecção e Pesquisa, Recursos Minerais e Reservas de Minério (Código JORC, 2004) – padrão usado internacionalmente, para a reportar publicamente os recursos e as reservas mineiras existentes.

Este aumento nos recursos, e a estimativa inicial de reserva, representa um marco histórico para o projecto que terá um impacto positivo na dimensão da mina e no seu potencial para tornar-se um projecto de importância mundial.

A Riversdale tinha inicialmente estimado em 272,3 milhões de toneladas a reserva de Benga, das quais 181,3 milhões são comprovadas e 90 milhões prováveis. Esta estimativa foi baseada em uma análise que previa uma produção bruta inicial de 5,3 milhões de toneladas de carvão metalúrgico e térmico, por ano. A produção seria, desta feita, posteriormente elevada a 10 milhões de toneladas anuais, para mais tarde atingir 20 milhões de toneladas (por ano), à medida em que o transporte se tornar mais acessível.

No entanto, seguindo as previsões para a aprovação do contrato mineiro, a Riversdale prorrogou seu prazo para a conclusão do Estudo de Viabilidade do projecto, para incorporar todos os arranjos fiscais constantes do contrato.

A concessão do contrato mineiro e a finalização do Estudo de Viabilidade representarão o ponto de partida do Projecto de Carvão de Benga, que atingirá progressivamente a produção de 20 milhões de toneladas anuais de carvão metalúrgico e térmico em Moatize, um investimento orçado em mais de 800 milhões norteamericanos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts