O Ministério da Educação (MINED) iniciou, esta segunda-feira (03), em Maputo, a capacitação do pessoal que estará envolvido na implemmentação, em 2014, da estratégia do Desenvolvimento Integral da Criança em Idade Pré-escolar (DICIPE), com o objectivo de melhorar o desempenho dos petizes no processo de ensino e aprendizagem.
O vice-ministro da Educação, Itai Meque, disse que a capacitação dos funcionários vai compreender oito etapas de formação, entre 2013 e 2014, e deverá ajudar na definição de estratégias mais adequadas para implementação do DICIPE, que conta com o envolvimento das comunidades.
A visão do Governo sobre esse programa, segundo Itai Meque, é de que o desenvolvimento integral da criança é prioritário, uma vez que proporcionará ganhos futuros para o país e trará benefícios tais como boa saúde individual e colectiva, maior coesão social, melhor desempenho no ensino primário, qualidade de vida, auto-estima e maior participação nos processos de desenvolvimento nacional.
Meque realçou que o DICIPE vai servir de um instrumento catalisador para a melhoria das condições dos serviços sociais básicos, assegurando, desta forma, o desenvolvimento integral de toda a criança desde de zero aos cinco anos de idade, através de uma intervenção multissectorial.
Para a prossecução dos objectivos da estratégia em alusão, o Governo desenhou um projecto-piloto a ser implementado em três anos nas províncias de Cabo Delgado, Nampula, Tete, Gaza e Maputo. Ao todo vai branger 10 distritos e a beneficiar 84.000 crianças de zero aos cinco anos de idade.
De referir que o DICIPE, aprovado pelo Conselho de Ministros em Junho de 2012, compreende o período 2012-2021. Desde o ano passado estão em curso os preparativos para a sua operacionalização.

