Está prevista para o próximo dia 10 deste mês, a conclusão do estudo de viabilidade e avaliação do impacto social e ambiental, incluindo a supervisão das obras de reabilitação dos sistemas de fornecimento de água, saneamento e drenagem pluvial nos municípios de Nacala-Porto, na província de Nampula, Mocuba e Guruè na província da Zambézia.
Incorporada nos projectos do Millennium Challenge Account (MCA), a acção contempla, também, os municípios de Monapo e Montepuez, nas províncias de Nampula e Cabo Delgado, respectivamente, cujas redes se apresentam precárias e longe de satisfazer as necessidades locais.
No caso específico da vila de Monapo, o sistema de captação e distribuição daquele produto indispensável à vida foi construído em 1969, e, neste momento, encontra-se praticamente inoperacional, com condutas obsoletas há cerca de duas décadas. Segundo João Luís, presidente daquela autarquia, apesar dos esforços que estão a ser desenvolvidos, tendentes a elevação dos níveis de cobertura de água, grande parte da população continua dependente das fontes alternativas.
A equipa de técnicos da Direcção Nacional de Águas e do referido organismo americano que, ontem, escalou àquela vila municipal, mostrou-se, também, constrangida com o elevado estado de degradação da sua rede de captação e distribuição de água. Monapo conta, actualmente, com um universo de cerca de 68 mil habitantes, 35 mil dos quais residentes na área urbana.
Importa salientar que o contrato de viabilidade e avaliação do impacto social e ambiental foi celebrado em 14 de Outubro entre o MCA e RJ. BURNSIDE INTERNATIONAL LIMITED, uma empresa holandesa.