O Millennium Bim inaugurou na última quarta-feira a sua sétima agência na província de Tete. Trata-se do balcão Zambeze, situado no edifício da Rádio Moçambique, no centro da cidade de Tete .
Numa cerimónia que contou com a presença de diversas individualidades, o presidente da Comissão Executiva do Millennium Bim, Manuel Duarte, disse, no seu discurso, que a abertura daquele balcão visa responder ao forte desenvolvimento que a província de Tete vem registando nos últimos tempos, fruto do investimento que tem sido feito no sector da indústria extractiva de carvão.
“Com a inauguração desta agência, o Millennium Bim eleva para sete e três, o número de balcões a nível da província e cidade de Tete, respectivamente. Nos próximos seis meses está prevista a abertura de mais três balcões em Tete “, disse.
Por seu turno, a secretária permanente da província de Tete, Tina Tivane, considera que a abertura de mais um balcão do Millennium Bim na cidade de Tete irá dar um novo impulso ao esforço que o Governo provincial tem feito para minimizar o défice de balcões nas zonas rurais.
Porém, desafiou o banco a expandir-se para os distritos como forma de ajudar as populações a consolidar o hábito de poupança. “Na província de Tete temos ainda distritos sem um único banco comercial, o que obriga a população a percorrer centenas de quilómetros para poder movimentar as suas contas bancárias”, concluiu.
Dos treze distritos que compõem a província de Tete, apenas os de Tsangano, Marávia, Mutarara e o de Zumbo é que não possuem instituições bancárias.