Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mil cidades participam da campanha de saúde

D ecorre desde terça-feira até próximo dia 11 de Abril corrente, a campanha de saúude, denomidada “1000 cidades-1000 vidas”, iniciativa promovida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e que visa chamar atenção de todo o mundo para a definição de um esforço conjunto de normas que coloquem a saúde no âmago das politicas urbanas.

Subordinada ao tema: “Urbanismo e Saúde”, a campanha prevê, ainda, a promoção de medidas relacionadas com os riscos para a saúde, com maior incidência no urbanismo por forma a responsabilizar os autarcas no desenvolvimento de acções em prol da saúde nos ambientes urbanos.

A campanha apela, essencialmente, às cidades para que encerrem parte das ruas ao transito motorizado, abrindo-as às actividades de promoção de saúde durante um dia de semana entre 7 a 11 de Abril.

Igualmente serão desenvolvidas acções de limpeza ou actos que promovam a solidariedade social, através de visitas de auxilio aos doentes hospitalizados, orfanatos e comunidades carenciadas. De acordo com a OMS, estima-se que cerca de três mil milhões de pessoas vivem em cidades.

Em 2007, a população mundial ultrapassou os 50 por cento pela primeira vez na história e esta percentagem tem vindo a aumentar anualmente. E em 2030, seis em cada dez pessoas viverão em cidades e subirão para sete em cada dez até ao ano de 2050.

O tema: “Urbanismo e Saúde” está associado à muitos desafios para a saúde, relacionados com água , meio ambiente, traumatismos, doenças não transmissíveis, entre outros.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!