A Microsoft lançou o seu novo sistema operacional Windows 8 e o tablet Surface, numa tentativa de reavivar o seu principal produto e reconquistar o terreno perdido para a Apple e Google no segmento de computação móvel.
“Reformulamos o Windows e estamos a reformular toda a indústria de PCs”, disse o presidente-executivo da Microsoft, Steve Ballmer, em entrevista à Reuters Television, esta Quinta-feira (25), antes do lançamento do produto.
Os dispositivos com Windows 8 e o novo tablet Surface, que mira desafiar directamente o popular tablet iPad, da Apple, estarão à venda à meia-noite desta Quinta-feira.
Steven Sinofsky, chefe da unidade Windows da empresa e o chefe por trás do Windows 8, abriu o lançamento do evento em Nova York perante cerca de 1.000 pessoas, entre imprensa e parceiros do sector.
Ele mostrou o novo visual do Windows 8, mas salientou que o sistema foi construído com base no predecessor Windows 7, software mais vendido da Microsoft que recentemente ultrapassou 670 milhões de vendas licenciadas.
O novo design do Windows, que dispensa o botão “Iniciar” e apresenta interface com itens quadriculados para activar aplicativos, pode surpreender alguns usuários. A demanda inicial pareceu sólida, mas os clientes estão receosos.
As primeiras críticas ao Surface mostram contradições, com elogios ao design esguio do aparelho, mas queixas quanto à duração da bateria e o número limitado de softwares e aplicativos disponível.
“Temos visto pré-vendas consistentes sobre os dispositivos com Windows 8 de entusiastas”, disse Merle McIntosh, vice-presidente de gestão de produtos na varejista online de produtos electrónicos Newegg.
“Entretanto, esperamos que a maior parte dos consumidores médios estejam à espera do lançamento para tomar essa decisão”.
Os investidores estavam incertos sobre as possibilidades de sucesso do Windows 8, mas muitos sentem que uma sólida demanda pode ajudar a acção da Microsoft, que tem ficado entre 20 e 30 dólares por grande parte dos últimos 10 anos.