Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mianmar assina acordo de cessar-fogo com oito grupos armados

O governo de Mianmar e oito grupos étnicos armados assinaram um acordo de cessar-fogo nesta quinta-feira, após mais de dois anos de negociações com o objectivo de pôr fim à maioria dos conflitos no país.

O acordo ficou abaixo da cobrança nacional, com sete dos 15 grupos armados convidados negando assinatura por conta de desacordos sobre quem o processo deveria incluir e falta de confiança do governo semicivil de Mianmar e seu Exército ainda poderoso.

O presidente Then Sein, ex-general, fez do acordo nacional de cessar-fogo uma plataforma-chave para seu programa de reforma após assumir o poder em 2011, depois de quase 50 anos de regime militar.

“O acordo de cessar-fogo nacional é um presente histórico de nós para nossas gerações do futuro”, disse Thein Sein durante uma cerimônia de assinatura, com participação de centenas de diplomatas, autoridades e representantes de grupos rebeldes, na capital do país.

“Esta é nossa herança. A estrada para paz futura em Mianmar está aberta”, acrescentou. Thein Sein disse que iria continuar os esforços para convencer outros grupos a se juntar posteriormente ao acordo.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!