Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

México recaptura traficante de drogas e chefe de cartel Joaquín ‘El Chapo’ Guzmán

O México recapturou o traficante de drogas mais conhecido do planeta, Joaquín “El Chapo” Guzmán, disse o presidente do país, Enrique Peña Nieto, pelo Twitter nesta sexta-feira, seis meses depois de ele ter fugido de forma audaciosa de uma prisão de segurança máxima através de um túnel.

Guzmán, chefe do infame cartel de Sinaloa, preso pela primeira vez por Peña Nieto em 2014, foi capturado numa operação no início da manhã em Sinaloa, o seu Estado natal, segundo uma fonte da área de segurança do governo.

“Missão cumprida: Nós o temos”, afirmou Peña Nieto na sua conta no Twitter. “Quero informar a todos os mexicanos que Joaquín Guzmán Loera foi preso.”

Em Outubro, o governo disse que Guzmán conseguiu por pouco escapar das forças de segurança que o procuravam no noroeste do México, se ferindo no rosto e na perna.

Guzmán fugiu da prisão em Julho através de um túnel de mais de um quilómetro que saía dentro da sua cela, causando constrangimento para Peña Nieto.

Já listado na relação de bilionários da Forbes, Guzmán é dos principais líderes criminosos do mundo, e o seu cartel de Sinaloa já traficou biliões de dólares em cocaína, soruma e metanfetaminas para os Estados Unidos da América e travou batalhas com outras gangues mexicanas.

Guzmán deve enfrentar uma extradição rápida para os Estados Unidos da América. Depois de ser criticado por não extraditá-lo da última vez, o gabinete do procurador-geral mexicano afirmou em Julho que havia aprovado uma ordem para extraditá-lo para o norte da fronteira.

Guzmán é procurado pelos EUA por várias acusações criminais, incluindo tráfico de cocaína e lavagem de dinheiro.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!