Até ao fim da primeira quinzena do presente mês de Maio de 2011, o Metical manteve a tendência de apreciação nominal face ao Dólar norte-americano, ao cotar-se em 30,20 meticais/ USD, equivalente a um ganho de 1,40% comparativamente à taxa que vigorou em igual período do ano anterior.
Em termos acumulados, desde o início de 2011, a apreciação do Metical foi de 8,15%, segundo dados avançados pelo Banco de Moçambique.
A apreciação do Metical até ao fecho da primeira quinzena de Maio presente foi, igualmente, observado nos restantes segmentos do mercado cambial e reflecte a maior confiança dos agentes económicos na moeda nacional e ao impacto das intervenções realizadas pelo Banco de Moçambique nos mercados interbancários, “esterilizando o excesso de liquidez em meticais e disponibilizando um volume adicional de divisas”, salienta o banco central.
No global, aquela instituição refere que, no início de 2011, o total de vendas realizadas no Mercado Cambial Interbancário atingiu o montante de 385 milhões de dólares norteamericanos, até 15 de Maio presente, correspondentes a mais 6,7 milhões em relação ao período