A moeda moçambicana, o Metical, está a estabilizar-se após início do ano de 2014 sob forte pressão no mercado cambial moçambicano.
A situação de instabilidade tinha resultado nos primeiros dois meses deste ano numa evolução positiva da inflação, reflectindo, para além de factores sazonais, o impacto de chuvas e inundações, o ajustamento em alta dos preços de materiais e propinas escolares, particularmente no ensino primário do primeiro grau privado, assim como o agravamento dos preços na África do Sul, conjugado com o impacto da depreciação nominal do Metical face ao Dólar dos EUA e Rand no mercado cambial.
Segundo o Banco de Moçambique, o Metical tende a estabilizar-se no mercado cambial doméstico por estar a ganhar posição face ao Rand e perdas moderadas em relação ao Dólar norte-americano.
Esta desaceleração da depreciação do Metical está associada ao abrandamento do fortalecimento do Dólar dos EUA no mercado internacional, bem assim o aumento da confiança no mercado cambial doméstico.