Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Metical cai 17.6 por cento no espaço de 15 dias

O Metical, Moeda Nacional Moçambicana, acaba de registar uma das piores depreciações nos últimos tempos face ao Dólar norte-americano.

Dados anteontem divulgados pelo Banco de Moçambique revelam que na primeira quinzena do mês de Abril corrente, a cotação do Dólar norte-americano no Mercado Cambial Interbancário (MCI) foi de 32.69 MT, o que corresponde a uma perda nominal do Metical de 17.6%, comparativamente à taxa de câmbio que vigorou na quinzena anterior, fazendo com que em termos acumulados e anuais a variação do Metical se posicionasse no terreno de depreciação de 18.8% e 22.9%, respectivamente.

Com estas variações, o spread entre as taxas de câmbio de Cotações e a média dos Bancos Comerciais reduziu, de forma significativa, de 22.9% no último dia do mês de Março de 2010 para 2.6% em 15 de Abril de 2010, sucedendo o mesmo com o diferencial em relação a taxa de câmbio praticada pelas casas de câmbio, que passou de 20% para 2.2% no mesmo período.

Segundo divulgou ontem o Banco de Moçambique, do cruzamento da cotação do USD na praça de Londres com o câmbio desta moeda no mercado doméstico, resultaram para o mesmo período, cotações de 44.30 MT/EUR e 4.45 MT/ZAR, níveis que relativamente à última quinzena do mês de Março, representam uma depreciação do Metical de 18.0% e 17.1% face ao Euro e ao Rand, respectivamente.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!