Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Metical cada vez mais forte

Dados divulgados pelo Banco de Moçambique no início do mês corrente indicam que na primeira quinzena de Junho passado o Metical continuou a fortificar-se face ao Dólar americano, ao cotar-se no Mercado Cambial Interbancário (MCI) ao nível de 29.11 MT/USD, tendência iniciada em Setembro de 2010, tendo na quinzena em análise registado uma apreciação nominal de 2.09% em relação ao último dia do mês de Maio.

Em termos acumulados e anuais, segundo divulgou o Banco de Moçambique, a moeda nacional registou ganhos nominais na ordem de 11.33% e de 14.88%, respectivamente.

A taxa de câmbio do Metical face ao Dólar americano praticada pelos bancos comerciais nas suas operações com o público fixou-se em 29.07 MT no fecho do dia 15 de Junho de 2011, o equivalente a uma apreciação nominal de 1.99% comparativamente ao último dia do mês anterior.

Em termos anuais, a moeda nacional manteve a tendência de fortalecimento ao registar ganhos nominais de 16.87%, contra uma depreciação nominal de 30.80% no período homólogo de 2010.

Em comunicado postado no seu site, o BM refere que no que tange ao diferencial da cotação do Dólar americano no MCI e a dos bancos comerciais nas suas operações com o público, voltou a observar-se uma queda, ao fixar-se na faixa negativa de 0.14% no dia 15 de Junho de 2011, menos 10 pb relativamente ao observado no último dia do mês de Maio.

Enquanto isso, o diferencial entre as taxas de câmbio praticadas pelos bancos comerciais nas suas operações com o público e as praticadas pelas casas de câmbio foi de 2.45% no dia 15 de Junho de 2011, após 1.59% no fecho da quinzena anterior, correspondendo a um incremento do diferencial na magnitude de 86 pb.

Do cruzamento da cotação do Dólar americano na praça de Londres com o câmbio desta moeda no mercado doméstico, resultaram, para o período em análise, cotações de 41.59 MT/ EUR e 4.29 MT/ZAR que comparativamente a 31 de Maio de 2011 representam uma apreciação nominal do Metical de 2.80% e de 1.38% face ao Euro e ao Rand, respectivamente.

Com estas variações, em termos acumulados, a moeda nacional registou ganhos nominais de 5.28% face ao Euro e 13.68% em relação ao Rand.

Comparativamente a igual período de 2010, o Metical fortificou-se contra a moeda da União Europeia e sul africana em 0.86 % e 3.81%, respectivamente.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!