Os vendedores do Mercado Grossita do Zimpeto já podem conservar os seus produtos frescos localmente. Foram inauguradas, está quinta-feira (20), duas câmaras frigoríficas com capacidade de 30 toneladas cada.
As mesmas custaram um milhão de dólares norte-americanos desembolsado pelos ministérios da Agricultura, da Indústria e Comércio e pelo Município de Maputo.A deterioração de produtos diversos, tais como tomate, cebola, dentre outros, de que os vendedores se queixavam devido à ausência de câmaras frigoríficas, vai reduzir significativamente.
O Primeiro-Ministro, Alberto Vaquina, disse no acto da inauguração que aquelas câmaras frigoríficas irão melhorar as condições de armazenamento e de venda dos produtos alimentares perecíveis. Indicou que antes da instalação das mesmas 05 a 10 toneladas de diversos produtos eram perdidos semanalmente. Apelou para que os beneficiários saibam usá-las adequadamente.
De acordo com Alberto Vaquina, estão programadas, para o mesmo mercado, mais quatro câmaras frigoríficas no sentido de fazer face à falta de meios de conservação de produtos fresco, situação que tem prejudicado o sector agrícola nacional.