Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mentores de golpe acusados de atentado contra segurança do Estado no Burkina Fasso

Os principais responsáveis pelo golpe de Estado frustrado de 17 de Setembro último no Burkina Fasso, incluindo o ex-chefe do antigo Regimento de Segurança Presidencial (RSP), general Gilbert Diendéré, e o ex-chefe da diplomacia do regime de Blaise Compaoré, general Djibril Bassolé, foram acusados de atentado contra a segurança do Estado e conspiração com forças estrangeiras para desestabilizar a segurança interna.

Segundo uma fonte de segurança, citada pela agência PANA, eles foram acusados igualmente de assassinato, assaltos e agressões voluntárias, bem como destruição voluntária de bens.

No quadro do mesmo dossier, Léonce Koné, segundo vice-presidente do Congresso para a Democracia e Progresso (CDP, ex-maioria), e Herman Yaméogo, presidente da União Nacional para a Democracia e Desenvolvimento (UNDD), foram igualmente detidos.

“Os que planificaram e executaram este golpe de Estado responderão pelos seus atos diante da justiça”, preveniu terça-feira o primeiro-ministro, Isaac Zida, durante uma cerimónia que marcou o fim do desarmamento dos golpistas em Ouagadougou.

O processo está sob a responsabilidade da Justiça Militar, enquanto a maioria dos soldados do ex-RSP regressou aos seus quartéis.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts