Selemane Paulo, de 24 anos de idade, residente no bairro de Mutauanha, na província de Nampula, encontra-se detido desde a semana passada, na cadeia distrital de Murrupula, indiciado na prática de violência sexual e psicológica a uma menor, identificada pelo nome de B. Maurício, natural da localidade de Gazuso.
Em contacto com a reportagem do Wamphula Fax, a partir do povoado de Mulio, os pais da vítima mostraram-se preocupados pelo actual estado de saúde da filha, cujas manifestações demonstram sinais de trauma. Fonte da saúde diz que os diagnósticos preliminares, realizados no Centro de Saúde de Murrupula, confirmaram o rompimento do hímem da rapariga, numa altura em que a jovem gozava da virgindade.
O visado que confessa a prática do crime e explica que levou a menor à uma casa de pastos e depois de a submeter ao consumo de bebidas alcoólicas, juntos rumaram à cidade de Nampula, permaneceram cerca de uma semana fechada numa palhota e sem conhecimento nem consentimento dos familiares.
A Polícia da República de Moçambique (PRM), em Nampula, confirma o facto e para além da violação de menor considera tratar-se de um crime de atentado ao pudor. Inácio João Dina, chefe de Relações Públicas, do Comando provincial da PRM disse que decorre neste momento o processo está a seguir os seus tramites legais devendo o indiciado vir a responder, cumulativamente, pelo crime de sequestro de uma menor.
No distrito de Murrupula são frequentes os casos de violação sexual a raparigas, com idades compreendidas entre 10 e 13 anos, uma situação que se associa aos casamentos prematuros, o que faz com o número de desistências aumente ao nível das escolas daquela região.