Uma menina de cinco anos “criada por vários cães e gatos” e que comunica-se apenas em linguagem dos animais foi descoberta em Tchita, na Sibéria Oriental, anunciou nesta quarta-feira a polícia local.
A criança, encontrada em um apartamento decrépito onde também viviam seus pais e avós, que não cuidavam dela, não era autorizada a sair, nunca aprendeu a falar e comunica-se com os outros latindo. “A menina foi criada por cães e gatos durante cinco anos, e não saiu de casa uma vez sequer”, ressaltou a polícia de Tchita em comunicado.
Quando foi encontrada, “a menina saltou em cima das pessoas como um cachorrinho”, acrescentou. “Durante todos esses anos, ela só aprendeu a linguagem dos animais”, prosseguiu a polícia, destacando que a criança, no entanto, consegue entender palavras pronunciadas em russo. A menina foi enviada para uma instituição onde recebe ajuda médica e psiquiátrica.
Porém, segundo a polícia, “continua saltando na porta e latindo” quando os médicos deixam o quarto. “Ela não sabe usar talheres. Come como os cães e os gatos”, relatou uma dirigente desta instituição, Nina Emelshugova, ao canal de televisão russo Rossia. De acordo com a TV, a família da criança vivia praticamente reclusa no apartamento. “Esses vizinhos são completamente antissociais. Só saem de casa à noite, para não se encontrar com ninguém”, comentou Nina Novikova, uma vizinha da família.
Em março, o presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, fez um apelo para acabar com a violência contra as crianças, afirmando que 760.000 crianças vivem em “condições socialmente perigosas” no país.