Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Melhora transitabilidade nas estradas

A província de Nampula efectuou intervenções periódicas e de rotina na sua rede rodoviária no período de Janeiro a Setembro, que resultou na melhoria dos níveis de transitabilidade em cerca de 1.500 quilómetros, tendo para o efeito investido um montante estimado em 250 milhões de meticais.

Estes factos foram revelados, há dias, no decorrer dos trabalhos da décima primeira sessão da Comissão Provincial de Estradas, no decurso da qual Palmiro Mavila, delegado provincial da Administração Nacional de Estradas em Nampula, precisou que existe um remanescente de 20 milhões de meticais para serem investidos.

Segundo a fonte, a meta da província é de fazer intervenções de rotina e de manutenção em dois mil quilómetros de estradas, incluindo pontes.

No entanto, a fraca capacidade evidenciada pelos empreiteiros, aos quais foram adjudicadas as 31 empreitadas aprovadas no corrente ano na componente de equipamento tem determinado a inconclusão de cinco obras dentro dos prazos acordados.

Entre elas,destacam-se a rodovia terraplanada de cerca de 80 quilómetros ligando o posto administrativo-sede de Chalaua à localidade de Micane, no distrito de Moma, região com enormes potencialidades económicas no domínio de pesca, minerais e agrícolas, cuja exploração tem enfrentado dificuldades.

No entanto, Palmiro Mavila garantiu que, até 31 de Dezembro próximo, a meta da província em termos de intervenções nas estradas será cumprida, pois os empreiteiros foram instados a subempreitar os trabalhos em alguns troços que exigem o uso de equipamento apropriado de que, entretanto, não dispõem.

O governador Felismino Tocoli, que preside a Comissão Provincial de Estradas, disse que as intervenções que têm sido realizadas na rede viária classificada devem ter em conta a necessidade de garantir a transitabilidade entre os pontos de produção e os mercados, porquanto essa atitude vai influenciar o aumento do fluxo da comercialização e assistência aos produtores.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts