Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Médico congolês Mukwege vence Prémio Andrei Sakaharov de 2014

O médico ginecologista congolês Denis Mukwege foi eleito pelos presidentes dos grupos políticos do Parlamento Europeu vencedor do Prémio Andrei Sakharov para a Liberdade de Espírito de 2014.

O prémio foi-lhe atribuído pelo seu trabalho de cirurgião-obstetra que ele vem cumprindo no hospital de Panzi, perto de Bukavu, onde ele reparou os órgãos genitais de centenas de mulheres vítimas de violência sexual, perpetrada pelas milícias armadas nas províncias do Kivu (Norte e Sul) na RD Congo.

Há dois anos, o cirurgião foi alvo dum ataque armado na sua casa em Bukavu, quando o seu guarda, que tentou interpor-se entre ele e os seus agressores, foi abatido à queima-roupa.

Tendo conseguido escapar a esta agressão, o médico encontrou refúgio no Burundi e depois na Bélgica antes de integrar o hospital de Panzi. Acompanhado de uma recompensa de 50 mil euros, o prémio ser-lhe-á entregue durante uma cerimónia solene a ser organizada durante uma sessão plenária do Parlamento Europeu, em Dezembro próximo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!