O Jardim Municipal da Cidade da Matola acolhe amanhã, sexta-feira, dois de Dezembro, o primeiro concerto musical enquadrado no âmbito do Festival “Cidade da Música” que se realiza naquela urbe até o fim do 2011.
Se a onda de eventos culturais que, há menos de 30 dias para o fim do ano, infesta a Maputo já começa a dividir os munícipes, em termos de escolha, o mesmo já não se pode afirmar em relação à vizinha Cidade da Matola. Para evitar uma possível (e total) inércia em eventos culturais naquela urbe, a Zep Info, uma entidade especializada na área de eventos, desencadeia o “Festival Cidade da Música”. O festival que começa esta sexta-feira acompanhará o 2011 até o fim.
“É nosso, é o melhor!”, a frase pode recordar quaisquer discursos políticos. Longe disso. Trata-se de um apelo para a valorização e consumo da música moçambicana na cidade da Matola. Aliás, um mote que, na sexta-feira que se aproxima irá nortear a artistas como Valter Mabas, Valdemiro José quando, a partir das 19.00H, se associarem à musa da canção moçambicana, Mingas, e a sua Banda Vukha Africa a protagonizar o primeiro concerto do Festival Cidade da Música, a decorrer até o fim do ano.
O evento irá ganhar corpo e evolução no Jardim Municipal da Matola e poderá juntar vários artistas moçambicanos, com particular destaque para a desaparecida orquestra juvenil Kapa Dech. Será um “retorno aos palcos depois de um período de interregno”, referem os mentores da iniciativa, Rufas Maculuve e Zé Pires que também são integrantes do referido agrupamento.
Depois de no dia nove, o palco da jardim municipal acolher a actuação de artistas como Lenna Baúle, Neyma, bem como os conceituados Bons Rapazes – Ghorwane – o festival Cidade da Música irá observar uma pausa na semana seguinte. O que equivale a afirmar que os artistas só regressam no dia 23, com as actuações dos Cheny Wa Gune, Kakana e dos Nkhuvu, estes últimos que têm Stewart Sukuma como vocalista.
Segundo a os organizadores, o fim da Cidade da Música 2011, o que acontecerá no dia 30, acompanhará o fim do ano com a actuação de artistas como Kwezy, Júlia Diarte e os Kapa Dech que em jeito de retorno ao mercado da música prometem um evento lendário.