O grupo musical do Niassa, Massuko, iniciou com os trabalhos para o seu terceiro álbum a sair em finais deste ano. O líder da banda, Feliciano dos Santos (Santos Calisto), disse ao jornal FAÍSCA que o terceiro álbum será totalmente acústico e com temas novos.
“Estamos a trabalhar no terceiro álbum, será todo ele acústico e ao vivo, toda a musica é novidade e esperamos que antes de Dezembro próximo esteja pronto. O álbum terá 12 musicas e não vai fugir a tradição da banda, baseada em ritmos tradicionais,” explicou Calisto.
Outra particularidade deste disco é a presença de uma voz feminina. Mercy a única mulher na banda terá a sua música. Sem fugir a regra, os Massukos voltam a ser responsáveis pela produção do seu álbum. No Bamping o trabalho final foi feito em Londres com a Pool Prodution. Desta vez no terceiro álbum o processo será o mesmo.
O grupo Massuko existe desde 1995 e já gravou dois álbuns Kuymba kwa Massuko 2001, Bamping 2006. Já ganharam prêmios internacionais em Paris 2003, AMCOW 2010. Actuaram também em Tóquio e Londres (Festival de Glastonbury 2008) Dvd em marcha A par da preparação do terceiro álbum, um Dvd da banda também está em gravação na província do Niassa. É assim que uma equipa de norte-americanos, Michel e Joshua, trabalham com os rapazes do Planalto na gravação dos vídeos.
“Estamos a gravar um Dvd ao vivo com concertos nas comunidades onde estamos a trabalhar. É para servir de material de promoção da banda a nivel interno e externo. Já estivemos em Mandimba, estaremos em Lichinga distrito e depois Lago,” afirmou. Na imagem, o grupo em actuando para pequenada no dia 1 de Junho de 2010 em Lichinga.