Cerca de 47 mil toneladas de açúcar é quanto a companhia Açucareira de Marromeu, na província de Sofala, produziu, em 2010, quantidade que representa um incremento de 10 mil toneladas em relação a 2009.
O incremento resulta do investimento de agentes económicos mauricianos, num valor não revelado, desde 1998. Aquela firma, esta quinta-feira, visitada pelo Presidente da República, Armando Guebuza, emprega cerca de oito mil trabalhadores, maioritariamente moçambicanos.
Na última etapa da “Presidência Aberta e Inclusiva” à província de Sofala, Guebuza orientou um comício popular no posto administrativo de Chupanga, em Marromeu, evento seguido de um encontro com membros do governo provincial para fazer o balanço da sua visita àquela região central do país.
Zambézia
Terminada a visita à província central de Sofala, Guebuza iniciou a sua tournè pela província da Zambézia, também no Centro de Moçambique, com a inauguração de uma ponte sobre o rio Cuácua como primeiro acto público relevante da visita a efectuar.
No rol de actividades programadas no âmbito da visita de Guebuza à Zambézia estão previstas, entre outras actividades, inaugurações de diversas infraestruturas nos distritos de Mopeia, Gilé, Ile, Mocuba e Namacurra e encontros com populares daqueles pontos geográficos.