Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Cruz Vermelha de Moçambique preparada “convulsões sociais”

A Cruz Vermelha de Moçambique (CVM) manifestou preocupação com as “convulsões sociais” no Norte de África, mas mostrou-se confiante no resgate e assistência caso a situação se registe no país.

Segundo Respeito Chirinza, director de programas da CVM, a situação dos conflitos sociais em África “assusta, sobretudo, com a questão humanitária”, garantindo que a organização tem vindo a monitorar a evolução da crise.

“Estamos preocupados com a paz, solidariedade e entendimento entre os homens para termos uma sociedade sã em África, no geral, mas, particularmente, no país”, disse esta quinta-feira o também portavoz da reunião nacional sobre planificação da CVM que decorre no Chimoio, Centro de Moçambique.

Na reunião, que teve como objectivo dinamizar a gestão de programas humanitários no país, participaram membros da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e Crescente Vermelho da África Austral.

Respeito Chirinza avançou que a Cruz Vermelha de Moçambique, em parceria com a Federação Internacional e o Crescente Vermelho, tem vindo a treinar os activistas e a organizar equipamento para “acudir ao agravamento do sofrimento” humano.

“Temos o papel de auxiliar o poder público em questões humanitárias, mas estamos a treinar os nossos activistas para melhorar a gestão dos projectos humanitários, para uma melhor resposta das actividades da organização”, disse Respeito Chirinza.

A CVM, maior organização humanitária em Moçambique, promove programas de saúde (malária, cólera, HIV/SIDA), além de prestar assistência aos refugiados provenientes do corno de África e da região dos grandes lagos, em centros de trânsito e ou acomodação.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!