Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Marinha italiana salva quase 1000 migrantes ao largo da Líbia

A Marinha italiana anunciou ter participado no socorro de quase um milhar de imigrantes, dos quais várias mulheres e crianças, a bordo de pequenos barcos ao largo das costas da Líbia, principal ponto de partida da migração clandestina para a Europa, noticiaram esta sexta-feira jornais líbios.

Os imigrantes, estimados em 949 pessoas, estavam a bordo de sete barcos pneumáticos e duma pequena embarcação de pesca, indicaram os guardas costeiros italianos responsáveis pela coordenação das operações de salvamento.

As operações envolvem além de navios italianos o navio « Dignity » dos Médicos Sem Fronteiras (MSF), navios militares de exploração britânica, eslovena e belga que participaram no salvamento no quadro da missão « Sofia » lançada pela União Europeia (UE) no Mediterrâneo para lutar contra os passadores de migrantes clandestinos.

Por seu lado, os Médicos Sem Fronteiras indicaram na sua conta Twitter que o seu navio salvou 110 pessoas, das quais 25 mulheres e nove crianças, notando que a maior parte destes imigrantes é proveniente da Nigéria, do Gana e do Níger e foram transferidos para um navio militar que os conduzirá para o sul da Itália.

Apesar do mau tempo, centenas de migrantes continuam a arriscar as suas vidas para se deslocar à Europa continental a partir da costa líbia.

Desde o início deste ano, mais de 140 mil imigrantes chegaram à Itália, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), enquanto 700 mil imigrantes chegaram este ano à Europa via marítima e mais de três mil 250 outros morreram durante a travessia.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!