Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Maradona e Dunga : capitães com conquista quase inedita

O treinador do Brasil, Dunga, e da Argentina, Diego Maradona, foram campeões mundiais quando eram capitães de suas selecções, mas não conseguiram a vitória na segunda final que disputaram, perdendo para Alemanha e França, respectivamente. Nenhum capitão na história do torneio conseguiu erguer o troféu duas vezes consecutivas. Quem pode conseguir tal façanha na África do Sul é o italiano Fabio Cannavaro, campeão na Alemanha em 2006.

Maradona poderia ter conseguido esse feito, mas, depois de ter liderado a conquista de seu país no México-1986 contra a Alemanha (3-2), ficou sem o segundo título na Itália-1990, quando os alemães deram o troco (1-0).

Dunga passou por uma situação parecida, já que levantou a taça no Mundial dos Estados Unidos-1994, quando o Brasil derrotou nos pênaltis a Itália, mas quatro anos depois perdeu a final na França para os anfitriões (3-0). Cafú também poderia ser o capitão de duas conquistas seguidas se a vitória da ‘canarinha’ em Coreia do Sul e Japão, em 2002, tivesse se repetido na Alemanha-2006, mas nesse torneio o Brasil caiu nas quartas para a França (1-0).

O alemão Karl Heinz Rummenigge também disputou duas finais seguidas como capitão de sua seleção nacional, em 1982 e em 1986, mas sua equipe perdeu ambas, respectivamente para a Itália (3-1) e para a Argentina (3-2).

Curiosamente, Cafú é o único jogador a ter disputado três finais (Estados Unidos-94, França-98 e Coreia/Japão-2002), das quais ganhou duas, mas só na terceira foi capitão, já que nas duas primeiras foi Dunga. Dunga e Maradona, se conquistarem o Mundial da África do Sul, se unirão ao brasileiro Mário Jorge Lobo Zagallo e ao alemão Franz Beckenbauer, como únicos campeões da competição como jogador e treinador.

Franz Beckenbauer foi campeão na Alemanha-1974 como jogador e na Itália-1990 como técnico, enquanto Zagallo ganhou em campo os Mundiais de Suécia-1958 e Chile-1962 e como treinador venceu no México-1970. Dunga e Maradona perderam a oportunidade de conquistar dois Mundiais seguidos como capitães, mas têm outra chance de entrar para a história.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!